segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Leya na Barata


LEYA NA BARATA
O grupo Leya e a Livraria Barata estabeleceram uma parceria para a exploração daquele espaço da Avenida de Roma, em Lisboa.
O acordo tem como objectivo a revitalização e dinamização da conhecida livraria, um dos ícones do universo livreiro da capital. É também objectivo fundamental desta parceria a manutenção do excelente serviço pelo qual a Livraria Barata é conhecida entre os seus clientes. O acordo prevê, igualmente, a instalação, no piso -1 da Barata, da "Loja do Professor", espaço que será dedicado aos Professores e às editoras escolares integradas na Leya - Asa, Gailivro, Novagaia, Texto e Sebenta.

Sobre a Livraria Barata
A BARATA - TABACARIA, PAPELARIA, LIVRARIA abriu as suas portas na Avenida de Roma, nº11, em 1957. O seu fundador, António Barata, juntamente com a sua mulher, trabalhou arduamente para garantir o sucesso daquela que viria a ser uma das mais emblemáticas livrarias de Lisboa. Durante os anos 60, mais do que o sacrifício da vida pessoal, António Barata sacrificou mesmo a sua liberdade. O seu amor aos livros era tal - dizia que «o fim do negócio é sempre o lucro mas neste ramo é um pouco diferente, a paixão já é uma quota-parte desse lucro» - que chegou a ser preso por causa deles, na sequência de buscas à sua livraria e à sua casa para apreensão de livros não conformes ao regime.
Em 1986 António Barata vê concretizado um desejo de longa data e inaugura as novas instalações, ampliadas para 360 m2 e com novas condições para desenvolver a sua actividade. A Barata era agora uma livraria informatizada, dotada de um espaço cultural e apoiada por uma estrutura empresarial da qual os seus descendentes faziam já parte integrante, garantindo ao fundador a continuidade do seu negócio.
Elogiado pela sociedade pelo seu espírito empreendedor, António Barata foi distinguido, em 1991, com a Medalha de Ouro de Mérito Municipal. O fundador da Livraria faleceu em 1993 mas a sua obra perdurou até hoje, graças ao trabalho dos seus familiares que se mantêm ligados a este incontornável ponto de encontro dos amantes dos bons livros.
Fonte: http://www.leya.com/


Sem comentários: