segunda-feira, 19 de abril de 2010

Colóquio Mia Couto - Antuérpia - Março de 2010

 É já uma tradição do Departamento de Português do Instituto Superior de Tradutores e Intérpretes organizar colóquios internacionais e jornadas de investigação em torno de escritores do espaço lusófono.

No âmbito desses eventos vieram a Antuérpia José Eduardo Agualusa, Ana Paula Tavares, João de Melo, Luísa Costa Gomes, José Saramago e, desde a criação do Centro de Língua do Instituto Camões em Antuérpia em 2005, Lídia Jorge, Isabel da Nobrega, Teolinda Gersão, Hélia Correia, Jaime Rocha, Teresa Salema e Rui Mário Gonçalves.

Estes eventos foram realizados com o intuito não só de divulgar a literatura e a cultura portuguesas na Bélgica, mas também de contribuir para a reflexão em torno dos domínios da criação literária contemporânea.

Em Março de 2010 coube a vez a Mia Couto, num encontro que reuniu, para além do autor, especialistas da sua obra e alguns dos seus tradutores.

Foram concebidas duas áreas de trabalho, uma de análise e reflexão da obra do autor moçambicano e outra de abordagem dos problemas específicos que se colocam na tradução da língua de Mia Couto.

Comissão organizadora


Dr. José Nobre da Silveira

Dr. Frédéric Wille

Professora Doutora Anne Quataert

Comissão científica

Professora Doutora Christiane Stallaert (Artesis dep. VT)

Professor Doutor Alberto Carvalho (Univ. de Lisboa)

Professor Doutor David Brookshaw (Univ. de Bristol)

Doutora Fernanda Afonso (CRIMIC - Univ. Sorbonne Paris IV)

Doutor Arie Pos ( ICL – Univ. do Porto)


Fonte: http://www.coloquiomiacouto.be/

Sem comentários: