Biblioteca Escolar
2009/2010
Exposição Itinerante
"Bocage - A Obra e a Época"
de 6 de Janeiro a 18 de Janeiro
Todavia, o facto mais impressionante é a lei da gravidade ser simples. É simples enunciar completamente essa lei, sem deixar nada de vago para que alguém possa mudar o fundamental. A lei é simples e, por isso, é bela.(...)
Finalmente, devo referir a universalidade da lei da gravitação e o facto de se estender a distâncias muito grandes.
A Natureza utiliza longos fios para tecer os seus padrões, mas os bocados mais pequenos permitem revelar a estrutura de toda a tapeçaria.
O primeiro homem que apresentou uma interpretação de base científica relativa à acção da Terra sobre os corpos foi o inglês Isaac Newton, que a esse respeito desenvolveu uma teoria matemática que é uma das maiores glórias do pensamento humano.
Para a exposição da sua teoria, Newton partiu de uma hipótese: a de que todos os corpos exercem acções entre si. Os corpos caem, segundo ele, pela mesma razão por que os planetas do sistema solar descrevm órbitas em redor do Sol e pela mesma razão por que a Lua descreve a sua órbita em torno da Terra. Na origem de todos estes movimentos estão as forças de atracção que os corpos exercem entre si, aquilo a que Newton chamou "atracção universal"