terça-feira, 21 de maio de 2013

Saramago e o Memorial do Convento

    No âmbito das atividades da BE, em articulação com as professoras do departamento de Línguas, realizaram-se na Biblioteca cinco sessões para as turmas do 12º ano.
    O objetivo destas sessões foi de fornecer aos alunos um apoio na compreensão histórica da época retratada em Memorial do Convento.
    A construção do Convento de Mafra, a Inquisição e os Autos de Fé, até à Passarola de Bartolomeu de Gusmão, foram algumas das"verdades históricas" abordadas.
    Cada sessão terminou com uma visita virtual ao Arquivo Nacional da Torre do Tombo, mais concretamente ao processo da Inquisição de Sebastiana, mãe da personagem Blimunda.



Sobre Saramago, podes consultar o excelente site da Fundação Saramago, para ficares a saber mais sobre o autor e a sua obra : http://www.josesaramago.org/    ; podes ainda neste site  conhecer a   casa de Saramago em Tias, Lanzarote.

 Sobre o processo de Sebastiana Maria de Jesus, podes aceder ao processo de Inquisição, acessível on line na base de dados do Arquivo Nacional da Torre do Tombo : http://digitarq.dgarq.gov.pt/details?id=2311681  e podes ainda aceder à imagem da Passarola de Bartolomeu de Gusmão http://ttonline.dgarq.gov.pt/dserve.exe?dsqServer=calm6&dsqIni=imagens.ini&dsqApp=Archive&dsqCmd=ImageView.tcl&dsqDb=Images&dsqImage=TES05\TT-MSLIV-1011_{1-int-204-205}_c0107.jpg
Na página do ANTT podes ainda ficar a conhecer os Doc+ http://antt.dgarq.gov.pt/exposicoes-virtuais-2/doc/